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domingo, 1 de abril de 2007

Conversões: uma conversão à vida

(Revista Pergunte e Responderemos, PR 429 1998)


O Dr. Bernard Nathanson, já apresentado em PR 424/1997, pp. 418-420, refere a sua conversão de praticante de milhares de abortos à defesa da vida e, ao mesmo tempo, do indiferentismo religioso à fé cató­lica. O texto que se segue, foi apresentado pelo próprio autor no Con­gresso Teológico-Pastoral do Riocentro aos 3 de outubro de 1997:

* * *

Médico, ginecologista e obstetra na cidade de Nova York. Foi confundador da Liga Nacional pelos Direitos do Aborto nos Estados Uni­dos, primeira organização política no mundo para promover o aborto. Foi colaborador da Federação Internacional da Paternidade Planejada e médico diretor (1970-1972) da maior Clínica abortista do mundo. Duran­te dois anos foram praticados nessa Clínica 60.000 (sessenta mil) abortos.

No início de 1973, deixou a Clínica de abortos e tornou-se Diretor do Departamento de Obstetrícia da Universidade de Columbia, na cida­de de Nova York. Começou, então, a usar novas tecnologias, tais como ultrassom, monitoramento do coração do feto, fetoscopia, histeroscopia, para ver o interior do útero e muitos outros aparelhos de tecnologia avan­çada.

Posteriormente, após anos de estudos destas tecnologias avança­das para observar o ventre materno, Dr. Nathanson abriu sua consciên­cia e reconheceu, graças aos avanços da ciência, a existência da vida desde o momento da concepção.

Atualmente, o Dr. Nathanson tornou-se um dedicado cientista a revelar suas descobertas por todo o mundo e é, hoje em dia, um dos maiores advogados dos direitos humanos no seio materno.

Até 1988, havia escrito vários livros contra o aborto e foi produtor dos filmes "O Grito do Silencioso", "Eclipse da Razão" e "A Resposta". Seu segundo filme "Eclipse da Razão" ganhou vários prêmios em impor­tantes festivais de cinema e chegou a ser apontado para o "Oscar" em Hollywood.

UM TESTEMUNHO DE CONVERSÃO

Eis um testemunho e não uma apresentação sobre o aborto. Des­culpas antecipadas, pois poderia parecer uma apresentação muito pes­soal. Nasci na fé judia e de tradição hebraica. Por uma série de circuns­tâncias, que não menciono, perdi a fé completamente em minha infância e adolescência, a ponto de chegar a ser chamado de judeu ateu. Então, sem moral centrada em Deus, e impulsionado por firme dedicação a uma situação relativista e também uma moral relativista ou de situação, colo­quei-me, imediatamente, a serviço do pior e mais completo dos males, o ataque à vida. Fui um dos organizadores do NARAL, nos Estados Uni­dos, que era um grupo cabalístico poderoso para lutar contra todas as leis que se opunham ao aborto. Percorri os Estados Unidos por inteiro e estive em outros países, nesta cruzada a favor do aborto. Simultanea­mente fui Diretor da maior Clínica de abortos do mundo ocidental e du­rante dois anos fui totalmente responsável: por 75.000 (setenta e cinco mil) abortos.

Falo-lhes, agora, de minha conversão à vida, médica e cientifica­mente, sem dúvida, uma conversão incompleta. Médica e cientificamen­te minha conversão à vida deu-se, de maneira clara, pela minha compre­ensão cada vez maior da vida das pessoas e, sobretudo, da vida e do ciclo da vida desse pequeno ser humano, tão pequeno e vulnerável que se encontra no ventre materno. No início dos anos 70, havia uma grande quantidade de informações que me foram convencendo de que se trata­va de um ser humano em toda a extensão da palavra. Era alguém que tinha uma moral, uma dignidade, e que necessitava de proteção e inter­venção. Contudo, não foi tanto a informação científica, mas a mão de Deus em mim, que me fez compreender essa informação. Eis o crucial; não apenas o acúmulo de informações, mas a capacidade de assumi-las e trabalhar com perspectivas novas, que alguns chamaram uma troca de paradigmas de opinião, isto se deve a Deus, que me deu tal capacidade.

Com o passar do tempo, na década de 70, todas as razões sociais e médicas para o aborto, eu não as aceitava mais. Atualmente, creio que não há razões sociais, econômicas, médicas e psicológicas para o abor­to; não há razão alguma. Tive, então, oportunidade de compreender mi­nha missão como médico e doutor, através da leitura da 'Encíclica do Papa João Paulo II’ em que afirma que a missão de gerar a vida não deve estar exposta à vontade arbitrária do homem. Devem-se reconhecer os limites invioláveis do homem quanto ao seu corpo, que a ninguém é per­mitido ultrapassar.

Não se podem suprimir tais limites, por respeito à integridade do organismo humano e suas funções de acordo com os princípios anterior­mente mencionados e conforme a compreensão correta do princípio da totalidade ilustrado pelo Papa Pio XII.

Minha conversão científica e médica à vida, moralmente incomple­ta, exigia dois elementos: 1°) converter-me-ia em defensor da vida, publi­camente, da mesma forma como antes participava de sua destruição; 2°) a busca da fé, em que poderia basear mais firmemente minhas convic­ções em favor da vida. Não basta compreender que não devemos matar; sou contra toda forma de assassinato e pena de morte e guerra. Não matar é um mandamento, dom precioso de Deus; a sua criação perfeita é o homem.

Tornei-me porta-voz da defesa da vida; mas apresento-me aos se­nhores com o sangue de 75.000 (setenta e cinco mil) vidas inocentes em minhas mãos. Uma destas vidas é a de meu próprio filho.

Falhei também como esposo com vários casamentos falidos; fa­lhei como pai, como médico. Lembro-me agora da passagem de São Mateus: "Ouviram-se em Ramá gritos, soluços e lamentos. Raquel não quer consolar-se porque chora seus filhos mortos".

E como diz o Eclesiastes: "Nada é útil, tudo é vaidade". Não podia suportar este peso moral intolerável, inimaginável e continuar vivendo; cheguei a pensar seriamente no suicídio. Uma vez mais, porém, a mão de Deus ajudou-me, e um sacerdote amigo ajudou-me a sair do nada. Ele perguntou-me se gostaria de conversar com ele e eu aceitei. Nossas conversas duraram 5 (cinco) anos e me levaram a compreender que no sofrimento e no amor infinito de Cristo encontraria o que estava buscan­do: a fé, o perdão, a absolvição e a vida eterna.

A fé cristã me mostrou a posição primordial da morte no mundo dos homens e o ápice da perfeição humana: amar infinitamente. Mostrou-me também que o mundo não é como alguns cientistas seculares dizem: acon­tecimento de uma oportunidade insignificante; não somos uma espécie como segundo pensamento num mundo vazio. Os cientistas, sem dúvida, trabalham com a razão, mas esta deve aperfeiçoar-se com o auxílio da fé. Sem Deus como seu centro. a teoria científica mais sofisticada. mais abs­trata, em minha opinião, é nihilismo inigualável na história. Inclusive,. o grande filósofo Bersgon, ao morrer. disse: "Todo bem que ocorre no mun­do. ocorre desde que Cristo se fez presente nele". Assim creio.

A mão de Deus trabalha, uma vez mais, de maneira misteriosa. Quando na Universidade de Montreal, no Canadá, estudava Medicina, no fim dos anos 40, tinha como professor de Psiquiatria Carl Stern, judeu de Viena, emigrado para o Canadá. Tornamo-nos bons amigos; eu era um de seus estudantes favoritos e tentou convencer-me a estudar Psi­quiatria. Não sabia, entretanto, que o Dr. Stern se estava convertendo ao Catolicismo, quando o conheci. Alguns anos depois, deparei-me com um livro que ele escreveu naquela época, em que falava de sua conversão. O último capítulo desse livro é uma longa carta ao seu irmão que estava em Israel. Seu irmão continuava sionista e Stern queria explicar-lhe sua conversão. A carta é longa, mas leio a última passagem, que fala de suas convicções. Diz ele:

"Nunca esquecerei a manhã de minha Primeira Comunhão; como em qualquer outra manhã de dezembro, entrei na igreja quando fora es­tava escuro. No interior havia muita gente como sói acontecer em qual­quer igreja católica, tanto na periferia como no centro de uma grande cidade, homens e mulheres vindos de casas pequenas da área comerci­al. Alguns vinham à Missa depois de terem trabalhado à tarde. Nossas vidas, de minha esposa, de meus amigos, chegaram a um ponto conver­gente à daqueles desconhecidos que nos rodeavam; foi como se aí esti­vessem nossos pais e a Família Cohen, os judeus da Sinagoga de Canan, Jack Moretain e Dorothy Day e as piedosas solteironas de nossa juventu­de em Viena. Não havia dúvida alguma de que para ELE corríamos afas­tando-nos d'ELE. Porém, durante todo este tempo, ELE estava presente no centro de tudo".

Permitam-me concluir meu testemunho dizendo-lhes:

"O amor é o poder mais duradouro deste mundo. Esta força criado­ra tão formosamente exemplificada na vida de Cristo, é o instrumento mais poderoso de que dispomos para buscar a humanidade, a paz e a justiça".

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